As Baquetas

Há muitos modelos de baquetas com diferentes dimensões, peso, formato de pontas, tipo de madeira, etc. O ideal é você pesquisar e testar vários modelos e ver qual se encaixa melhor no seu estilo.

MADEIRA

As madeiras mais usadas na confecção de baquetas são Maple, Hickory e Oak, cada qual com peso e densidade diferentes. Na hora de escolher suas baquetas faça dois testes:

  • Bata uma baqueta na outra. As baquetas devem “cantar” e não ter aquele som “fechado”, como se ela estivesse oca. Desta maneira você verifica a sua densidade.

  • Role a baqueta numa superfície plana para verificar se ela não está empenada (torta). Se estiver empenada, pode ser muito útil pra fazer um “mini berimbau”, mas não para tocar bateria!

PONTAS

Encontramos dois tipos de ponta para as baquetas - Nylon e Madeira. As pontas de Nylon oferecem um maior rebote nos tambores e destacam mais os pratos, principalmente o prato de condução. As pontas de Madeira possuem uma infinidade de formatos, cada qual proporcionando um timbre particular.

TAMANHOS

As baquetas variam em comprimento, peso, diâmetro e formato. Aqui vão alguns dos modelos mais comuns:

  • 7A Modelo fino e leve. Produz um som mais suave. É ideal para tocar Jazz, Bossa Nova e em situações de pouco volume.

  • 5A Modelo mais utilizado. Serve tanto para tocar leve quanto pesado. Muito usado por bateristas de Pop e Rock.

  • 5B e 2B Modelos mais pesados. Ideais para tocar Heavy Rock.

VASSOURAS

As vassourinhas são compostas por um conjunto de cerdas fixadas a um suporte. As cerdas podem ser metálicas ou plásticas. Os suportes são normalmente feitos de plástico, madeira ou alumínio. Alguns modelos são revestidos em borracha para maior firmeza da “pegada”.

A vassourinha é muito utilizada no Jazz, na Bossa Nova, e em situações onde a música pede uma sonoridade mais suave. Além da técnica tradicional de golpear o tambor, a vassoura proporciona outro tipo de sonoridade, que obtemos “arrastando” suas cerdas na pele.

RODS

O Rod Stick ou Baqueta Acústica, como é conhecido, é constituído de um feixe de varetas de madeira, o que caracteriza um som mais suave. Pode ser usado em situações onde precisamos de pouco volume ou para produzir efeitos especiais, que não são possíveis com a baqueta comum.

MALLETS

Mallets são baquetas com pontas especiais feitas de materiais como madeira, borracha, cortiça, pano, nylon, feltro, etc. Cada material tem sua sonoridade específica. Estas baquetas são usadas para tocar tímpanos, marimba, vibrafone, carrilhão, etc. Embora sejam mais usadas em percussão, elas podem muito bem ser aplicadas na bateria, parase obter efeitos especiais.

CONCLUSÃO

É importante você testar vários modelos e “sentir” qual deles tem mais a ver com o seu som e com a sua pegada. Faça o teste da densidade e verifique se as baquetas não estão empenadas. Mesmo que você seja um baterista que toca apenas um estilo musical, é interessante ter vários modelos diferentes de baquetas no seu bag. Com certeza, isso vai te ajudar em algumas situações e te “salvar” em outras.

Veja também: A bateria  |  Bateria acústica x bateria eletrônica  |  Peles  |  Pratos  |  Ferragem

Magoo Batera

Há mais de 20 anos informando e unindo os Bateras de todo o Brasil!

Parceiros:
logo.png
Fique por dentro das novidades!

© 2020 - Adalberto Brajatschek - Magoo