Os Pratos

TIPOS DE PRATOS

 

Hoje em dia há um número infinito de tipos e modelos de pratos. Este texto tem a intenção de servir como um guia básico para os iniciantes. Vamos falar sobre os tipos, modelos e algumas considerações sobre a compra dos pratos.

Prato de ataque (Crash)
Os pratos de ataque, como o nome já diz, têm uma função e sonoridade mais explosiva. Geralmente são usados para dar ênfase a certos pontos da música. Suas medidas podem variar de 10” a 24”,  o que altera drasticamente sua afinação e sustain (duração do som).

Prato de condução (Ride)
O prato de condução geralmente tem o diâmetro bem maior do que os de ataque. Ele é usado para conduzir os ritmos, da mesma maneira que o chimbal. Eles podem produzir uma condução mais ou menos definida, de acordo com sua espessura. A medida padrão é 20”, mas podem aparecer pratos de condução menores ou maiores do que isso.

Chimbal (Hi Hat)
O chimbal são aqueles dois pratos que trabalham em pares, um contra o outro. Podem ser tocados com a baqueta ou com o pedal da estante (máquina de chimbal). Também variam de tamanho e sonoridade.

Splash
Os splashes são aqueles pratos de ataque com medidas menores (de 6” a 13”), geralmente usados para efeitos. Seu som também pode mudar de acordo com a espessura.

China (Invertido)
Os pratos chineses são bem conhecidos pelo seu formato peculiar. Eles possuem certa curvatura na sua borda, por isso são também chamados de prato invertido.  Geralmente têm um som cortante e agressivo. São usados quando queremos dar uma real ênfase em algum ponto da música. Seus tamanhos podem variar de 8” a 27”.

MEU PRIMEIRO SET

 

O conjunto de pratos é comumente chamado de set. Um set básico consiste em um ride, um chimbal e um prato de ataque.  Note que, com esse set, você já possui os elementos para todas as funções musicais. Ou seja, você pode conduzir o ritmo e fazer os ataques.

Assim que desejar expandir as possibilidades musicais, você pode adicionar novos pratos, como por exemplo, novos ataques, novos splashes e chinas, e até um segundo chimbal.

Os pratos não são um item barato, especialmente as marcas mais famosas. Entretanto, é possível encontrar alguns sets com uma boa sonoridade por um preço “justo”.  Inicialmente, o importante é você possuir um kit para praticar as funções básicas, que são a condução e os ataques.


Um bom professor vai ter orientar mais sobre a função de cada um deles. Sim, há o momento adequado para usar o chimbal, o ride e os pratos de ataque!

 


COMO ESCOLHER

Embora a compra pela internet seja o meio mais usual hoje em dia, não há nada como testar e perceber o feeling e a sonoridade dos seus pratos. Atenção: Não compre por causa de marca ou porque alguém que você admira está usando. Quando se trata de música, use seus ouvidos e não seus olhos ou sua empolgação!
 

Veja também: A bateria  |  Bateria acústica x bateria eletrônica  |  Baquetas  |  Peles  |  Ferragem

Magoo Batera

Há mais de 20 anos informando e unindo os Bateras de todo o Brasil!

Parceiros:
logo.png
Fique por dentro das novidades!

© 2020 - Adalberto Brajatschek - Magoo