QUER
ESTUDAR
COMIGO?
MARQUE
SUA AULA
EXPERIMENTAL
Buscar
  • Adalberto Brajatschek

Conheça os benefícios do estudo de um instrumento musical

Muito mais que um prazer, fazer música é extremamente saudável!



Muita gente começa a #tocarbateria foi a um show, viu alguma banda na TV ou internet e ficou fascinado com a sensação de liberdade e bem estar que essa atividade proporciona!


Estudar um instrumento músical é estudar a si mesmo!

MUITO ALÉM DA DIVERSÃO

A prática musical traz inúmeros benefícios, tanto na área física quanto mental e psicológica. Podemos afirmar que estudar um instrumento musical é estudar a si mesmo! Quanto mais você avança na música, mais conhece seus limites e os leva a um grau superior... passo a passo.


DISCIPLINA E PACIÊNCIA

Costumamos dizemos que a maior inimiga de um estudante de música é a pressa. Como se trata de uma atividade de tarefas múltiplas, precisamos apurar a percepção de tempo e espaço, a #coordenaçãomotora, a percepção auditiva e visual, a estética, e tantas outras. Isso demanda tempo e disciplina, certo? Justamente a busca por todas essas "necessidades" é o que torna essa prática algo incrível... um DESAFIO!


O grande barato dessa arte é que não há linha de chegada!

CONSCIÊNCIA CORPORAL

Um dos maiores desafios para quem #estudabateria é a coordenação motora. Ficamos surpresos com o quanto não temos controle sobre nosso próprio corpo! Apesar de trabalhosa, essa é uma das partes mais divertidas dos estudos. Tanto os trabalhos de coordenação motora quanto de técnica são, na verdade, estudos dos movimentos do seu corpo e das leis da física. E, não há nada mais saudável do que dar uma reavaliada na sua postura, equilíbrio e movimentos!


FOCO E MEMÓRIA

Outra área desenvolvida na prática de um instrumento são os vários tipos de memória. Uma vez que você precisa memorizar sons distintos, desenvolve a memória auditiva. Quando trabalha com #partituras, desenvolve a memória visual. Ao estudar coordenação, está focado nos seus membros, desenvolvendo a memória corporal (dos movimentos), e assim por diante.


Não basta tocar as notas certas no lugar certo. É preciso emoção!

IMAGINAÇÃO E EMOÇÃO

Não basta tocar as notas certas nos lugares certos. Precisamos adicionar o componente emocional. É isso que dá vida à música! Se você pedir para 3 #bateristas tocarem o mesmo ritmo, cada um vai 'soar' diferente do outro. Isso se deve ao componente emocional que cada um está imprimindo na execução. Grandes músicos costumam relacionar o que estão tocando com uma imagem mental. É isso mesmo! Eles podem até descrever a imagem e os motivos para a escolha em questão. "Este ritmo precisa soar mais 'pesado'. Aquela virada deve representar 'liberdade'", e assim por diante.


RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Tocar em um grupo musical presupõe companheirismo. Todos estão em contante aprendizado e evolução. A paciência para com as dificuldades alheias, o comprometimento para com o grupo, o respeito aos horários e ao que foi combinado são alguns dos atributos de um bom músico. O ambiente musical proporciona momentos e amizades que jamais sonhamos ter.


Não há motivação maior do que buscar pela alegria de tocar!

RACIOCÍNIO LÓGICO

O estudo e prática do ritmo, principalmente se estiverem acompanhados da partitura, possuem muitos elementos matemáticos. A parte técnica está baseada em princípios da física e biomecânica. Assim, o raciocínio lógico é desenvolvido de maneira progressiva e constantemente. Mas não se preocupe com esses nomes assustadores (como matemática rs). Tudo é estudado de maneira gradual, respeitando o andamento de cada indivíduo!


LINGUAGEM E ESTÉTICA

Além do aspecto matemático e técnico, a música também pode ser definida como "uma conversa entre os instrumentos". Desta maneira, é preciso que haja uma organização nessa conversa. Pense em um grupo de pessoas, cada uma falando na hora que quiser e intercalando os assuntos aleatoriamente. Dá para imaginar a bagunça, não é? Como em uma conversa, na música é preciso estabelecer um tema central, onde os participantes respondem e se relacionam com ele.


MOTIVAÇÃO E ALEGRIA

Estou certo de que todos os benefícios que a música traz para o corpo e a mente passam por um componente essencial... a alegria de tocar! Dificilmente um músico consegue expressar em palavras o que significa para ele o verbo TOCAR! É um mix de liberdade, alegria, autorealização, doação, desprendimento... e não há MOTIVAÇÃO maior do que buscar por esta alegria! Por isso eu te digo. Se esse é seu sonho, siga em frente!


Conclusão

Todos esses atributos e novas habilidades conquistadas no estudo da bateria refletem nas atividades cotidianas, melhorando a qualidade de vida do praticante. Definitivamente, um dos maiores investimentos que você pode fazer é em si mesmo... no seu bem estar!


Contato

Não deixe de comentar este texto e enviar suas sugestões e experiências.


Me siga nas redes sociais: Instagram | Youtube | Facebook



29 visualizações
Magoo Batera

Há mais de 20 anos informando e unindo os Bateras de todo o Brasil!

Parceiros:
logo.png
Fique por dentro das novidades!

© 2020 - Adalberto Brajatschek - Magoo